fbpx

Como escolher produtos de limpeza para indústria de alimentos.

Como escolher produtos de limpeza para indústria de alimentos.

Primeiramente gostaríamos de ressaltar que a escolha dos produtos de limpeza para indústria de alimentos é fundamental para manter ou restaurar o estado de limpeza e promover a higiene para a prevenção de doenças transmitidas por alimentos.

A limpeza na indústria de alimentos não é uma tarefa fácil. No entanto, é uma etapa crítica na produção de alimentos, pois é fundamental para manter e garantir a segurança alimentar.  Em outras palavras compreender por que limpamos e como os detergentes e desinfetantes funcionam é a chave para garantir um ambiente de fabricação seguro e higiênico.

Ou seja a escolha dos produtos de limpeza para indústria de alimentos adequados vai depender de fatores específicos , como:

  • Tipo de superfície a ser limpa;
  • Tipo de sujidade a ser removida;
  • Métodos de aplicação da solução de limpeza;
  • Características da água

Portanto, não existe uma solução única para diferentes situações.

Um detergente para limpeza de um equipamento ( Por exemplo: batedeira de manteiga, tachos, reatores, etc…) que não gere espuma e necessita de uma formulação química mais rica em função de uma menor ação mecânica, não será o mesmo para uma limpeza manual ou por equipamento gerador de espuma.

Em síntese um detergente ideal deve ser:

  • Econômico
  • Não tóxico
  • Não corrosivo
  • Fácil análise da concentração de uso
  • 100 % solúvel
  • Estável durante o processo de estocagem (não separar em fases)
  • Não agredir o meio ambiente, usuários e equipamentos
  • Facilidade de dosagem

TIPOS DE SUPERFÍCIE

Do mesmo modo as características da superfície devem ser analisadas quando vamos definir um detergente.

Por exemplo metais macios como alumínio, bronze, ferro galvanizado e zinco necessitam de inibidores de corrosão específicos na formulação dos detergentes por serem facilmente atacados.

Os materiais plásticos tem uma boa resistência a maioria dos detergentes, porém, é necessário conhecermos a sua estrutura básica, pois, alguns são atacados.

Contudo é recomendável que antes de definirmos um tipo de detergente, que a compatibilidade de todos os materiais utilizados nos equipamentos produtivos sejam testados com o detergente, antes da sua aquisição.

Afinal existem casos muito comuns de incompatibilidade, como:

  • Tipos de aço inoxidável  x  cloro
  • Alumínio x produtos cáusticos
  • Cobre x ácido Peracético
  • Polímeros x ácido nítrico

TIPOS DE SUJIDADE

Os tipos de sujidades podem ser classificados de acordo com a sua natureza química, porém , quando existe uma mistura é necessário realizarmos a limpeza em 2 etapas.

Assim como sujidades de origem orgânica como carboidratos, proteínas e gordura sofrem alterações com o efeito da temperatura e podem ser de difícil remoção, sendo necessário produtos de limpeza para indústria de alimentos de diferentes características para cada ação.

Por outro lado sujidades de origem inorgânica como carbonato de cálcio, oxalato de cálcio ( pedra de leite ou cerveja) e ferrugens, podem se precipitar na presença de temperatura e tornarem-se mais aderente às superfícies, exigindo a ação de ácido específicos ou produtos de limpeza para indústria de alimentos com alto nível de sequestrante para a sua remoção.

Alguns filmes de sujidades podem ficar depositados sobre as superfícies dos equipamentos após o processo de limpeza e tem origens diversas , sendo necessário um bom conhecimento sobre o processo de limpeza e suas variáveis ( temperaturas das soluções muito alta ou muito baixa, enxagues deficientes,  detergente com formulações pobres, etapa ácida ineficiente, concentrações muito baixas ou muito altas, qualidade da água, etc…) para a clara identificação da sua origem e solução imediata.

Alguns casos são muito comuns de serem encontrados e geram grandes transtornos / prejuízos ao processo produtivo , nem sempre identificados e solucionados pelos usuários e fornecedores de produtos químicos, sendo:  aparência de pó branco ou cinza, azul iridescente, branco ou cinza vitrificado , azulado, marrons, entre outros.

Se você já vivenciou ou vivencia esta situação nos seus equipamentos produtivos( abertos ou fechados) após a etapa de limpeza, a solução provavelmente está na revisão do processo de limpeza/ receitas ou dos produtos em uso .

MÉTODOS DE APLICAÇÃO

O método  em que o produto será aplicado interfere diretamente na  escolha do detergente, pois, é necessário avaliar a sua toxicidade, a sua geração de espuma, o tempo de contato e as  limitações ou indicações de temperaturas do processo de limpeza.

Os métodos usualmente encontrados são:

  • Limpeza manual: contato com a pele, sendo necessário que os produtos sejam levemente alcalinos/ácidos ou neutros. Baixas temperaturas e muita esfrega;
  • CIP: aplicados por circulação, com grande ação mecânica gerada pela turbulência. Deve gerar o mínimo de espuma e podem atingir altas temperaturas, sendo alcalinos e ácido fortes.
  • Imersão: Baixa eficiência e  possibilidade de corrosão
  • Alta pressão: atenção a formulação química do produto de limpeza, em função da formação de nevoa e risco aos usuários
  • Limpeza por espuma: utilizado em grandes áreas e superfícies de equipamentos, promovendo  grande cobertura da solução de limpeza em pouco tempo e atingindo locais de difícil acesso

CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA

Da mesma forma a água é um ponto crítico no processo de limpeza, sendo utilizada como pré-enxague para a remoção das sujidades não aderidas à superfície, para os enxágues intermediários entre soluções, no enxague final e claro, para a preparação da solução de limpeza.

Porém, a água isoladamente, não é um bom agente limpador.

A sua qualidade é um fator crítico a ser considerado.

Por exemplo, a dureza da água ( saís de cálcio e magnésio) são os principais componentes que afetarão o processo de limpeza.

Nesse sentido existe uma proporção ideal dos íons de cálcio para os íons de magnésio que deve ser considerada e que definirá se a água tem características incrustantes ou não, mesmo para as águas consideradas dentro do padrão de dureza.

Sob o mesmo ponto de vista é certo afirmar que níveis de dureza da água controlados proporcionarão maior segurança na produção e efetividade nos processos de limpeza, inclusive, possibilitando a otimização das receitas de limpeza e concentrações de detergentes na solução.

A qualidade microbiológica da água também é um fator de extrema importância, pois, a superfície pode ser recontaminada no último enxague.

Por isto é necessário a cloração da água de alimentação entre 0,5 e 1,5 ppm de cloro livre.

Avalie junto ao seu departamento técnico/qualidade e o seu fornecedor de produtos de limpeza para indústria de alimentos, qual o status atual dos seus processos e produtos de limpeza, para certificar-se que o mesmo é eficiente, não consumindo químicos/água e tempo em excesso ( perda direta de recursos), bem como, não sendo um foco de contaminação para o seu produto final.

blank

Conheça nossa linha de químicos para industrias!

Se você precisa de mais informações sobre os produtos de limpeza para indústria de alimentos, entre em contato conosco:

Deixe uma resposta

Utilizamos cookies para analisar como você interage com nosso site, assim podemos melhorar o desempenho, personalizar nossos conteúdos e oferecer uma melhor experiência.