O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi inspirado pelo presidente John F. Kennedy, que enviou uma mensagem especial ao Congresso dos Estados Unidos em 15 de março de 1962. Nesta mensagem ele abordou a questão dos direitos do consumidor e estabeleceu 4 princípios das relações de consumo: segurança, informação, escolha e ser ouvido.
Nas palavras do Presidente John F. Kennedy: “ o direito à segurança, o direito a ser informado, o direito de escolher e o direito a ser ouvido. ”
15 de março – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
O movimento do consumidor marca 15 de março com o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor todos os anos, com o intuito de aumentar a consciência global sobre os direitos e necessidades do consumidor.
Comemorar o dia é uma chance de não apenas exigir que os direitos de todos os consumidores sejam respeitados e protegidos, como também de protestar contra os abusos de mercado e as injustiças sociais que minam esses direitos.
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas, o que lhe deu legitimidade e reconhecimento internacional.
Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.
Certamente não resta dúvida de que, de 1962 para cá, houve um avanço na proteção ao consumidor em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
O tema deste ano (15 de março de 2024) é “IA justa e responsável para os consumidores” Além disso, este ano o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor destacará preocupações como desinformação, violações de privacidade e práticas discriminatórias, bem como como as plataformas orientadas por IA podem espalhar informações falsas e perpetuar preconceitos.
15 de março é o dia de comemorar o outros 364 dias dedicados a você!
Nós da Neoclean temos como meta a sua segurança, priorizamos o acesso à informação, sabemos como é importante à sua escolha e possuímos vários canais para te ouvir, pois a sua opinião é muito importante todos os dias do ano.
Primeiramente, se você é nosso cliente responda nossa pesquisa de satisfação e conte-nos como foi a sua experiência com a nossa empresa!
Nos ajude a melhorar! Se você tem alguma crítica, dúvida, elogio ou sugestão, entre em contato, sua opinião é muito importante para nós.
Fontes: Consumers International