Muito tem se falado sobre a desinfecção de ambientes, provavelmente a tendência é que a discursão possa aumentar ainda mais, devido a flexibilização das medidas de distanciamento social e a reabertura dos estabelecimentos. Ao mesmo tempo, a busca e a oferta desse serviço cresceu bastante, semelhantemente ao surgimento de novas empresas nesse segmento.
Em contrapartida pouco se sabe sobre esse serviço e quais produtos ou equipamentos devemos utilizar, seja como for o primeiro passo para decidir na contratação desse serviço ou até mesmo adquirir equipamentos ou produtos de limpeza é entender a diferença entre limpeza, sanitização e desinfecção!
Qual a diferença entre limpeza, sanitização e desinfecção?
Limpeza:
A limpeza remove germes, sujeira e impurezas de superfícies ou objetos. Isto é, a limpeza funciona com produtos de limpeza e água para remover fisicamente os germes das superfícies. Esse processo não mata necessariamente os germes, mas, ao removê-los, diminui seu número e o risco de propagação de infecções.
Sanitização:
A sanitização reduz o número de germes nas superfícies ou objetos a um nível seguro, conforme avaliado pelos padrões ou requisitos de saúde pública. Esse processo consiste na sanitização de superfícies ou objetos para diminuir o risco de propagação de infecções.
Desinfecção:
A desinfecção mata os germes em superfícies ou objetos. Em síntese a desinfecção funciona usando desinfetantes para matar os germes em superfícies ou objetos. Esse processo não limpa necessariamente as superfícies sujas ou remove os germes, mas, ao matar os germes em uma superfície após a limpeza, pode reduzir ainda mais o risco de propagação da infecção.
Em conclusão não apenas a limpeza, mas também a desinfecção de superfícies é muito importante no combate a proliferação de vírus e bactérias. As pesquisas mais recentes mostraram que a COVID-19 é causada principalmente pela transmissão aérea do vírus SARS-CoV-2. Além disso, o vírus também pode ser transmitido pelo contato com superfícies contaminadas. Diante disso, é recomendado a limpeza e desinfecção de superfícies potencialmente contaminadas como parte nos esforços de combate a propagação da doença.
Quais são os equipamentos e produtos indicados?
Agora que você sabe a diferença entre limpeza, sanitização e desinfecção fica mais fácil decidir quais os equipamentos e produtos serão utilizados nestas atividades.
Vamos usar como exemplo a desinfecção de ambientes em locais com grandes áreas:
Por exemplo: Escolas, hospitais, condomínios, comércios, indústrias e empresas de transporte de pessoas, precisam limpar e desinfetar grandes áreas, que possuem superfícies que são frequentemente tocadas por muitas pessoas. Além disso, todo processo precisa ser realizado não apenas com rapidez, mas também de forma eficiente e eficaz. Portanto é necessário químicos e equipamentos de qualidade para obter os melhores resultados!
Equipamentos para desinfecção de ambientes:
Visto que os pulverizadores são utilizados a muito tempo na aplicação de pesticidas em plantações e no controle de pragas urbanas, recentemente eles cresceram em popularidade como uma técnica para aplicar desinfetantes de forma rápida e eficiente em superfícies. Ou seja, especialmente aquelas que podem estar contaminados com o vírus SARS-CoV-2.
Consequentemente a procura por pulverizadores com a finalidade de aplicar desinfetantes em grandes áreas ou superfícies complexas aumentou substancialmente.
Nós indicamos os pulverizadores da Makita na pulverização dos ambientes internos e externos.
Suas principais características são:
- Aumento de amplitude, ou seja ganhar escala e velocidade, fazer mais em menos tempo;
- Maior cobertura de área;
- Menor consumo de químicos;
- Aplicação homogênea;
- Além disso o equipamento é a bateria não sendo necessário pressão prévia.
Modelos:
Pulverizador à Bateria DVF104
Características:
- Zero emissão de poluentes.
- Válvula manual com dois modos selecionáveis.
- Leve e compacto de fácil manuseio.
- Pressão máxima: 3 kgf/cm2
- Capacidade do tanque: 10 L
- Autonomia com bateria de 3.0 Ah – Com bico Y: 125min – Com bico híbrido: 200min
- Dimensões (C x L x A): 315 x 225 x 415 mm
- Peso: 3.8Kg
Pulverizador à Bateria DVF154
Características:
- Zero emissão de poluentes.
- Válvula manual com dois modos selecionáveis.
- Leve e compacto de fácil manuseio.
- Drenagem de depósito.
- Autonomia de 135 minutos com bateria 18V 3.0 Ah.
- Pressão máxima: 3 kgf/cm2
- Capacidade do tanque: 15 L
- Dimensões (C x L x A): 345 x 235 x 525mm
- Peso: 4.1kg
Pulverizador à Bateria + Soprador à Bateria
Características:
O Pulverizador à Bateria + Soprador à Bateria proporciona aumento de velocidade na operação e amplitude de aplicação em ambientes.
- Rendimento: 333 m² por litro
- Aplicação com DUB362 na velocidade 6. Altura máxima atingida de 5 metros
- A restrição de ruído e protocolo de limpeza específicos requer testes prévios
Químicos para desinfecção de ambientes:
Sob o mesmo ponto de vista devemos utilizar produtos químicos que atendam as regulamentações da Anvisa, e do Ministério da Saúde, nós recomendamos para o processo de desinfecção de ambientes por pulverização o desinfetante da Diversey Duo-Cide Plus.
Duo-Cide Plus
Características:
- Duo-Cide Plus possui em sua fórmula um equilíbrio entre ativo germicida e tensoativos, associados a elementos antioxidante e sequestrante. Além disso, na diluição a 1%, garante a eficácia germicida necessária para a limpeza e desinfecção de pisos e superfícies fixas de áreas como ambientes hospitalares.
Conclusão:
Em síntese podemos afirmar que a limpeza em conjunto com a desinfeção de ambientes é fundamental não apenas para manter os ambientes livres de vírus e bactérias, mas também para diminuir a proliferação de doenças. Além disso, a utilização de equipamentos e produtos químicos adequados é indispensável para se obter os melhores resultados.
Esperamos ter ajudado com essas dicas, contudo se você ainda tem alguma dúvida ou precisa de mais informações, entre em contato conosco agora mesmo!