fbpx

Nonilfenol etoxilado: o detergente que você usa tem?

Nonilfenol etoxilado: o detergente que você usa tem?

Você sabia que apesar do nome pouco conhecido, o nonilfenol etoxilado está amplamente presente no nosso dia a dia em certos produtos de limpeza e cosméticos? Sim é verdade! Contudo, ele pode oferecer graves riscos à saúde e ao meio ambiente!

Ao longo da evolução, a humanidade vem aprendendo a conviver com o meio ambiente e com o espaço onde vive. Com o propósito de preservar a saúde, a higiene e limpeza tornaram-se cada vez mais necessária, no entanto, alguns dos produtos que usamos podem provocar poluição e efeitos adversos nos próprios humanos.

Seja como for, nosso post de hoje é sobre os impactos negativos provocados pelo nonilfenol etoxilado ao meio ambiente e as pessoas.

Mas o que é o nonilfenol etoxilado?

Nonilfenóis são compostos orgânicos da grande família dos alquilfenóis, formados durante o processo de alquilação de fenóis, particularmente na síntese de detergentes polietoxilados. Em virtude de suas origens sintéticas artificiais, nonilfenóis são xenobióticos e considerados como poluentes.

Origem: Wikipédia

Estes detergentes tem como princípio ativo os chamados “ agentes surfactantes” ou tensoativos não-iônicos, de baixo valor econômico , compostos capazes de reduzir a tensão superficial de um líquido, ou seja, permite a mistura de substâncias de polaridades diferentes, facilitando a remoção das sujidades.

O nonilfenol etoxilado apresenta em suas moléculas uma extremidade solúvel em água (hidrofílica), referente ao anel fenol, e outra extremidade não solúvel em água (hidrofóbica), proveniente da cadeia de óxido de etileno.

Essa propriedade garante portanto a interação desses compostos tanto com substâncias polares (água) quanto com substâncias apolares (óleos, graxas e sujeira), podendo agir como eficientes agentes emulsificantes (“conciliador” entre compostos sem afinidades). Sendo muito usados como solubilizantes e para fins de limpeza.

O principal surfactante sintético ( Alquilbenzeno Sulfonato) surgiu na década de 1940 e seu melhor desempenho que o sabão tradicional fez com que tivesse grande aceitação no mercado.

Foi neste período que surgiram problemas nas ETEs e apareceram espumas nos rios. As espumas dificultam o processo de aeração da matéria orgânica nos tanques de tratamento de efluentes, o que propicia o transporte a longas distâncias de inúmeros poluentes e bactérias.

Onde estão presentes os nonilfenóis e nonilfenóis etoxilados?

O nonilfenol etoxilado é empregado principalmente em detergentes, agentes emulsificantes, agentes umectantessolubilizantes e desengraxantes.  Desta forma, estes produtos químicos sintéticos estão presentes em todos os mercados e em nossas casas.

Como detergentes, são empregados tanto na área industrial como na doméstica. Estão presentes em compostos para lavagem a seco de tecidos, ceras líquidas, limpadores abrasivos, limpadores de prataria, limpa-vidros, detergentes para lavagem de roupas, amaciantes e etc.

É interessante ressaltar que o nonilfenol etoxilado pode assumir outra nominação, dependendo de sua formulação e do produto em que é utilizado.

Quais são os impactos negativos ao ambiente e à saúde humana?

Certamente a larga utilização do nonilfenol etoxilado pode acarretar sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Uma vez comprovada a natureza instável dessas substâncias, é possível observar que compostos antropogênicos, relativamente inofensivos em determinados estados químicos se transformam em substâncias tóxicas quando disseminados no ambiente.

Logo após serem dispersos no ambiente, os nonilfenóis etoxilados são degradados, gerando o nonilfenol e alguns compostos etoxilados de cadeias mais curtas, ou seja, substâncias que têm o poder de causar alterações no funcionamento do sistema endócrino de invertebrados e vertebrados.

As consequências destas disfunções podem ser graves, visto que os hormônios desempenham papel fundamental no controle do desenvolvimento das mais variadas espécies. Assim, há suspeita de que possam prejudicar a fertilidade, por exemplo.

Do mesmo modo, o nonilfenol não é facilmente biodegradável, ou seja, leva muito tempo para ser transformado na natureza, permanecendo em águas superficiais, solos e sedimentos. Como também, já foi comprovado que a bioconcentração e bioacumulação de nonilfenóis são significativas em peixes e aves.

Quais são as vias de contaminação humana?

O uso do nonilfenol etoxilado também põe em risco a segurança alimentar.

Pesquisas comprovaram que algumas práticas, como a reutilização de águas residuais para irrigação em terras agrícolas e a utilização de nonilfenóis etoxilados na composição de pesticidas, podem levar à absorção desses compostos em plantas cultivadas e em ecossistemas aquáticos.

Além disso, o nonilfenol presente em recipientes de plástico e embalagens pode migrar para alimentos e água potável.

Desta forma, os seres humanos são expostos a essas substâncias, principalmente por via oral, através da ingestão de alimentos e água contaminados.

Outras vias de exposição ocorrem através do contato com produtos de higiene pessoal, detergentes, produtos de limpeza e espermicidas.

O que fala a legislação?

Quando iniciou a utilização, acreditava-se que o risco associado ao uso desses compostos seria baixo. Entretanto, após análises laboratoriais, ficou comprovado que os produtos gerados a partir da degradação dos nonilfenóis etoxilados são mais tóxicos do que os produtos originais.

Legislação nos países europeus para nonilfenol etoxilado:

Em países europeus, os nonilfenóis e nonilfenóis etoxilados são classificados como substâncias perigosas e o seu uso é regulamentado pela união europeia.

Legislação nos Estados Unidos para nonilfenol etoxilado:

Os Estados Unidos também admitem os riscos do nonilfenol e prepararam um guia recomendando limites de concentrações máximas de 0,0066 mg/l para águas doces e 0,0017 mg/l para águas salgadas.

Além disso, proibiram nonilfenóis e nonilfenóis etoxilados na composição de produtos de limpeza de algumas empresas da União Européia e dos Estados Unidos.

Legislação no Brasil para nonilfenol etoxilado:

No Brasil, a toxicidade desses compostos ainda não foi adequadamente discutida pelos órgãos fiscalizadores, o que resulta em seu amplo uso, como revelam as permissões da Anvisa, para o registro de produtos de limpeza contendo nonilfenol etoxilado em sua formulação.

Apesar do aumento de estudos científicos a respeito dos riscos atribuídos a esses compostos e de mudanças positivas na legislação de alguns países desenvolvidos, o mesmo parece não estar acontecendo na maioria dos países subdesenvolvidos, revelando um lapso de comunicação entre esses diferentes setores e sociedades.

Com tantos indícios dos perigos dessas substâncias o seu uso e manejo deveriam exigir atenção e uma legislação especial no Brasil.

Conclusão

Com o propósito de evitar os efeitos adversos provocados pelos nonilfenóis e nonilfenóis etoxilados, a alternativa mais eficaz é não utilizar produtos que contenham esses compostos.

Alguns fabricantes de produtos químicos para higienização no Brasil, em contraste com a legislação local, aboliram o uso do nonilfenol etoxilado. Certamente você deve solicitar ao seu fornecedor de produtos químicos, laudos sobre a não utilização destes compostos em suas formulações.

Esperamos ter ajudado, entretanto se você ainda tem alguma dúvida ou precisa de mais informações, entre em contato conosco agora mesmo!

Artigo produzido por Flavio Carvalho

Deixe uma resposta

Utilizamos cookies para analisar como você interage com nosso site, assim podemos melhorar o desempenho, personalizar nossos conteúdos e oferecer uma melhor experiência.